Homem é condenado a 30 anos de prisão por matar mulher dentro de mercado em São Pedro do Sul
04/10/2025
(Foto: Reprodução) Gilson Bianchin Venturini é condenado pelo feminicídio de Angélica Dias Moraes dentro de mercado em São Pedro do Sul
Imagem cedida/ Polícia Civil
Gilson Bianchin Venturini foi condenado a 30 anos de prisão em regime fechado pelo feminicídio da companheira Angélica Dias Moraes, em setembro de 2024, na cidade de São Pedro do Sul, Região Central do RS. A vítima foi morta dentro de um mercado do município. (relembre o caso abaixo)
O homem foi considerado culpado pelo crime com três qualificadoras: motivo torpe (relacionado ao sentimento de posse sobre a vítima), feminicídio e uso de recurso que dificultou a defesa da mulher. A decisão foi tomada na sexta-feira (3) pelo Tribunal do Júri.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O g1 entrou em contato com a Defensoria Pública do RS, responsável pela defesa do então réu, mas não teve retorno até a publicação desta reportagem.
Além da pena de reclusão, o réu foi condenado ao pagamento de uma indenização de R$ 100 mil, valor que será destinado aos cinco filhos menores da vítima.
Venturini continuará detido, sem direito de recorrer em liberdade.
Durante o julgamento, apenas o réu foi ouvido em interrogatório. Na sentença, a juíza Walkyria Maria Alvares dos Prazeres Campos de Sousa Cabral destaca a “extrema brutalidade” do crime e os impactos causados à família da vítima.
Relembre o caso
Mulher morta dentro de minimercado em São Pedro do Sul, na Região Central do RS
O crime aconteceu na manhã de 21 de setembro de 2024, no bairro Maturino Bello, em São Pedro do Sul.
Segundo o Ministério Público, a vítima havia procurado abrigo em um mercado após uma discussão com o companheiro em sua residência.
Venturini teria perseguido Angélica no estabelecimento, a encurralado próximo a uma prateleira e a atacado com diversos golpes de faca no pescoço, tórax e abdômen. A mulher morreu no local.
Segundo a Polícia Civil, o homem possui antecedentes policiais por tentativa de homicídio, ameaça, lesão corporal, posse irregular de arma de fogo, dano, sequestro e cárcere privado, difamação, embriaguez ao volante e maus-tratos.
Mulher foi morta por homem dentro de mercado em São Pedro do Sul, no RS
Divulgação/ Polícia Civil
VÍDEOS: Tudo sobre o RS