Saiba por que a Região das Hortênsias, na Serra do RS, tem esse nome
10/08/2025
(Foto: Reprodução) Serra Gaúcha é reconhecida pelo colorido das flores
A Região das Hortênsias, na Serra do Rio Grande do Sul, recebe esse nome pela presença marcante das flores que embelezam cidades como Gramado, Canela e Nova Petrópolis. Em 2025, só em Gramado, foram plantadas 1,2 milhão de mudas, incluindo hortênsias, símbolo do local.
Em Canela, foram plantadas mais 120 mil mudas somente em junho, com investimento de R$ 55 mil. Já Nova Petrópolis investe cerca de R$ 1 milhão por ano no cultivo de flores que resistem ao frio.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A produção é feita nos hortos municipais, com distribuição gratuita para comunidades e agricultores. A floração das hortênsias está prevista para começar no fim de outubro.
A empresária Débora Ferreira, de Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, conta que tirou fotos em frente às flores de Nova Petrópolis há 12 anos, durante o noivado, e voltou agora com o marido e os filhos. “As flores são as mesmas, a gente ama isso aqui”, diz.
"Dá um brilho a mais, é um toque de amor. Fica na memória da gente”, completa Éder Ferreira Ramos, supervisor de logística.
Hortênsias são cultivadas e distribuídas em Gramado
🌸 O coordenador do Horto de Gramado, Márcio Pottratz, afirma que o objetivo é manter a cidade florida todos os dias.
“Gramado é um grande parque a céu aberto nos 365 dias do ano”, diz.
A prefeitura planta hortênsias nas estradas de acesso e distribui mudas gratuitamente para comunidades do interior. Segundo o secretário de Agricultura de Gramado, Eliezer Lima, as mudas são replicadas por corte e doadas aos moradores.
“O objetivo é fazer com que cada colono, cada agricultor, sinta o pertencimento de morar em Gramado”, afirma.
Flores resistentes ao frio são plantadas nos canteiros
Divulgação/Prefeitura de Nova Petrópolis
Flores resistentes ao frio em Nova Petrópolis
Em Nova Petrópolis, mudas de amor-perfeito são plantadas nos canteiros da praça central, um dos cartões-postais da cidade. A espécie de flor é uma das que suportam o frio intenso da Serra Gaúcha.
A cidade tem uma equipe dedicada ao cultivo de mudas, que são produzidas no horto municipal antes da distribuição. Só na praça central, foram plantadas 18 mil mudas este ano.
O coordenador do Horto de Nova Petrópolis, Clairton de Lima, destaca os cuidados com as flores durante os dias mais frios do ano:
“Tem que molhar, tirar o gelo de cima, é bem criterioso”, explica.
Entre as variedades cultivadas estão ainda mini crisântemos, margaridas-do-cabo.
A secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis, Denise Maltoni Bino, explica que o trabalho começa na praça central e se estende para os canteiros da avenida, margens e ruas laterais.
“Esse processo é feito em toda a região central do município até as rótulas de entrada”, afirma.
Região das Hortênsias tem hortos municipais que plantam e distribuem mudas
Cleiton Thiele/Secretaria de Turismo de Gramado
VÍDEOS: Tudo sobre o RS